FONTES:
http://conectmar.blogspot.com/2008/10/sugesto-para-relatrio-individual.html
Professora Gegêhttp://groups.google.com/
Sugestão para Relatório Individual
Estamos chegando ao final do ano e começa a nossa loucura para montar os relatórios de nossos alunos. Que tal algumas dicas?
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos: O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula: O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção: O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula: O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina: O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço: O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa: O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura: O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos: O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno: falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.
Em relação a seus materiais: organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis: - “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.
*******************
Fonte: Professora Gegê
*******************
*******************
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
VOCÊ PENSA | VOCÊ ESCREVE |
O aluno não sabe | O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. |
Não tem limites | Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois... |
É nervoso | Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois... |
Tem o costume de roubar | Apresenta dificuldades de autocontrole quando... |
É agressivo | Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja. |
É bagunceiro, relaxado, porco | Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences. |
Não sabe nada | Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver... |
É largado da família | Aparenta ser desassistido pela família, pois... |
É desobediente | Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras... |
É apático, distraído | Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos |
É mentiroso | Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas. |
É fofoqueiro | Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas. |
É chiclete | É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho... |
É sonso e dissimulado | Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação. |
É preguiçoso | Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades. |
É mimado | Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades. |
É deprimido, isolado, anti-social | Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. |
É tagarela | Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. |
Tem a boca suja | Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar |
Possui distúrbio de comportamento | Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como... |
É egoísta | Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva |
Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula. |
Amei essa pagina de relatorios!Parabéns! Seu blog ta uma delicia!!!
ResponderExcluirparabéns pelo blog!
ResponderExcluirVenha me visitar também. bjs