Colaboradores

AMIGOS DO MEU BLOG

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LIVRO TATU BALÃO






SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROFESSORA CARLA

ÁREA TEMÁTICA

A área temática explorada foi à arte partindo da linguagem artística, envolvendo português, ciências, matemática. Em uma turma do 1º  A E D  na Escola Elizete Pereira de Araujo.

OBJETIVO: Despertar nas crianças o estimula pela arte, levando-os a apreciar e distinguir os tipos de artes visuais, relacionando-as de forma dinâmica e prazerosa, estimulando a leitura e interpretação como a leitura de imagem.

As técnicas utilizadas foram: Pontilhismo, colagem, reciclagem.
Para realização desse trabalho foi utilizados materiais como livro Tatu-balão da autora Sonia, garrafa descartáveis, copinho de iogurte, papelão, pratinhos de papelão, barbante, folha de papel camurça, colo set, oficio, cola, TNT entre outras.

As dificuldades encontradas foi o tempo pouco para explorar a criatividade das crianças, e a euforia das crianças em quererem fazer tudo sem prestar atenção antes de ( escutar as instruções) e trabalhar a questão de equipes grupos(partilha), como as vezes a auto estima de alguns que se negam fazer por dizer que não sabem.
Esse foi um trabalho muito prazeroso por que quase todos os alunos se envolveram nas atividades propostas de forma satisfatória mediante suas habilidades e limites.

Tatu bola um trabalho de equipe, foi o titulo de nossa experiência.

Esse nome surgiu porque partiu de um trabalho conjunto onde envolveu as três turmas do 1º anos e as duas do 2º, em uma aventura de dois dias vivenciando a historia Tatu bola da autora Sonia Barros uma belíssima história que foi lida no pátio pela professora Patrícia Marques para as turmas da tarde de forma eloquente .
 Depois a professoras Carla e Adriana fizeram uma divertida passa repassa com perguntas sobre a história. Depois em sala deu se a apresentação de outros gêneros como a parlendas e o trava língua onde foram usadas duas técnicas de arte o pontilhismo com tinta guache e a colagem de bolinhas nos textos em estudos. 
No Segundo dia foi trabalhada uma frase do autor Isaac Asimov aonde a turma do segundo vem explicando nas salas a importância da preservação e fez uma boa explanação sobre o tatu bola em extinção, Dai as turmas do primeiro ano realizou a construção do tatu bola reciclado de garrafa de forma coletiva e com pratinho descartável de forma individual, ainda foi feita pela outra turma o tatu na técnica de colagem e a produção textual. 
No final foi feito um grande mural no pátio para expor nossos trabalhos. Observamos que nossos objetivos foram alcançados por que os alunos ao ver o mural compreenderam que arte não é só pintura e que existem outros tipos de artes plásticas, alem de mostrar o trabalho em equipe como pode ser bom.


ANEXOS














Um comentário:

Minha lista de blogs