Colaboradores

AMIGOS DO MEU BLOG

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LIVRO TATU BALÃO






SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROFESSORA CARLA

ÁREA TEMÁTICA

A área temática explorada foi à arte partindo da linguagem artística, envolvendo português, ciências, matemática. Em uma turma do 1º  A E D  na Escola Elizete Pereira de Araujo.

OBJETIVO: Despertar nas crianças o estimula pela arte, levando-os a apreciar e distinguir os tipos de artes visuais, relacionando-as de forma dinâmica e prazerosa, estimulando a leitura e interpretação como a leitura de imagem.

As técnicas utilizadas foram: Pontilhismo, colagem, reciclagem.
Para realização desse trabalho foi utilizados materiais como livro Tatu-balão da autora Sonia, garrafa descartáveis, copinho de iogurte, papelão, pratinhos de papelão, barbante, folha de papel camurça, colo set, oficio, cola, TNT entre outras.

As dificuldades encontradas foi o tempo pouco para explorar a criatividade das crianças, e a euforia das crianças em quererem fazer tudo sem prestar atenção antes de ( escutar as instruções) e trabalhar a questão de equipes grupos(partilha), como as vezes a auto estima de alguns que se negam fazer por dizer que não sabem.
Esse foi um trabalho muito prazeroso por que quase todos os alunos se envolveram nas atividades propostas de forma satisfatória mediante suas habilidades e limites.

Tatu bola um trabalho de equipe, foi o titulo de nossa experiência.

Esse nome surgiu porque partiu de um trabalho conjunto onde envolveu as três turmas do 1º anos e as duas do 2º, em uma aventura de dois dias vivenciando a historia Tatu bola da autora Sonia Barros uma belíssima história que foi lida no pátio pela professora Patrícia Marques para as turmas da tarde de forma eloquente .
 Depois a professoras Carla e Adriana fizeram uma divertida passa repassa com perguntas sobre a história. Depois em sala deu se a apresentação de outros gêneros como a parlendas e o trava língua onde foram usadas duas técnicas de arte o pontilhismo com tinta guache e a colagem de bolinhas nos textos em estudos. 
No Segundo dia foi trabalhada uma frase do autor Isaac Asimov aonde a turma do segundo vem explicando nas salas a importância da preservação e fez uma boa explanação sobre o tatu bola em extinção, Dai as turmas do primeiro ano realizou a construção do tatu bola reciclado de garrafa de forma coletiva e com pratinho descartável de forma individual, ainda foi feita pela outra turma o tatu na técnica de colagem e a produção textual. 
No final foi feito um grande mural no pátio para expor nossos trabalhos. Observamos que nossos objetivos foram alcançados por que os alunos ao ver o mural compreenderam que arte não é só pintura e que existem outros tipos de artes plásticas, alem de mostrar o trabalho em equipe como pode ser bom.


ANEXOS














ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM TRÊS DIAS, COM OS ALUNOS DE 1º E 2º ANO 
PROFESSORAS: CARLA ASSUNÇÃO , LUCINÉIA CAVALCANTE , PATRÍCIA FRANÇA, ADRIANA MELO


FONTES:

NOSSO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS PINTURAS DO PINTOR  IVAN CRUZ, ONDE O MESMO RETRATA EM SUA OBRA O UNIVERSO DAS BRINCADEIRA INFANTIS DE MANEIRA CLARA E DINÂMICA. 




SEQUÊNCIA 01 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA BRNQUEDOS E BRINCADEIRAS

Essas atividades foram realizadas no período de quatro dias na Escola Elizete Pereira de Araujo em uma sala de 1ºano com 22 alunos. Onde foi explorada todas as áreas do conhecimentos.

OBJETIVO: Despertar na criança o estimulo pela arte, levando-o a apreciar obras do artista Ivan Cruz e relacionando-as com o tema brinquedo e brincadeira de forma dinâmica e prazerosa, estimulando assim  o desenvolvimento de suas habilidades e proporcionando uma aprendizagem eficaz.
1º dia17/11/2015
 Conteúdo: Noções de grandezas e posição / leitura
Gênero textual: Lista
Iniciamos com a correção da atividade do livro de Matemática pag. 163 que tinha sido passado para casa, realizando a exploração da leitura de imagem seguido com uma lista de frases relacionada a imagem enfocando os brinquedo ou brincadeiras existente, seguindo com um momento de brincadeira do pé de lata confeccionados pela turma do 2ºano. De inicio não foi enfatizado o nome da brincadeira, mas oralmente fizemos um levantamento de hipóteses que brincadeiras poderiam ser aquela?

2º DIA 18/11/2015
Conteúdo :  Brinquedo e Brincadeiras
Gênero Textual: Biografia
Na roda de conversa retornamos a brincadeira realizada no dia anterior onde foi enfatizado o nome da brincadeira PÉ DE LATA e que essa brincadeira tinha sido representada por um pintor e que iríamos conhecer a historia desse artista e junto com a turma de tia Patrícia do 1º ano fomos assim ao slide que tinha a biografia do autor. Nesse momento foram realizadas algumas interferências pelas professoras  indagando se eles conheciam as brincadeiras ? Se já brincou dessa brincadeira?Os alunos interagiram de forma positiva. Logo após assistir o vídeo fomos para o Patio brincar de roda com os alunos, depois dando continuidade na sala foi feita uma nova exploração onde eles recontaram o que vira no slide além de realizar a atividade xerocada sobre a biografia do autor relacionando figura/nome de acordo com a sequencia e escrita do nome de algumas telas. No segundo horário realizamos uma interpretação escrita a partir da leitura de tela, como atividade de casa foi uma entrevista sobre brinquedos e brincadeiras para ser realizada com os familiares.


3º DIA19/11/2015
Conteúdo: Linguagem artística / Meios de transportes e comunicação
Gênero textual: Obra de artes (Tela)
Iniciou-se com a apresentação de cada entrevista realizada pelos familiares, confecção do livrinho com essas atividades, momento da escolhas da tela que eles mais gostaram e realização da releitura para formação da capa do livrinho.Seguindo com uma produção escrita partindo da leitura de imagem.


4º DIA 20/11/2015
Conteúdo: Sequencia / Linguagem artística
Gênero textual: texto instrucional
Momento de socialização de como foi fazer o aviãozinho de papel em casa, seguindo com a leitura das instrução de como se fazer o aviãozinho e recortando e colando na sequencia correta explorando para que serve um texto instrucional. Dando continuidade com a visita do pintor Yanng Elias que veio abrilhantar o nosso projeto explicando sobre as cores primarias e apresentando alguns dos materiais usados por um pintor, como se deixou ser entrevistado pelas professoras e alunos. Segundo horário realizamos um ditado recortado com as telas do pintor Ivan Cruz.


Avaliação: Através das obras de Ivan Cruz podemos ver que as crianças assimilaram mais a teoria a pratica, assim como despertou o gosto pela artes de alguns envolvidos alem de fortalecer os laços escola família (atividades de casa) além de ensinar as crianças valorizar e reconhecer os artistas da sua cidade.


SEQUÊNCIA 02
OBJETIVO
- Oportunizar as crianças vivências que permitam a aprendizagem de forma lúdica e divertida por meio de brincadeiras de “ontem e de hoje”.
Conteúdo: Brinquedos e Brincadeiras

1º momento- 18/11/15

Apresentação da biografia do pintor brasileiro Ivan Cruz destacando os pontos mais relevantes, em seguida exibição de slides com as obras do acervo onde artista denomina como “brincadeira de criança” e paralelamente realização de interpretação oral. Com base nas discussões e vivencias sugerimos a interpretação escrita da biografia de Ivan Cruz,  com socialização na roda de  conversa. Para casa foi sugerido um roteiro para a entrevista de um adulto com questões sobre a época de infância  voltadas para o momento de brincadeiras.

2º momento- 19/11/15

Socialização da entrevista realizada em casa, fazendo inferências com os elementos de brincadeira e brinquedos retratados nas telas de Ivan Cruz . Em seguida listagem escrita diferenciando brinquedos das brincadeira, além de produção de escrita. Para casa, observação de tela e a partir disso resolução de situações problemas envolvendo contagem e sequência de  elementos.

3º momento 20/11/15

Observação de palestra ministrada por pintor local, onde foi exibido alguns instrumentos usados para executar a pintura  em tela. Em seguida produção não verbal, onde cada criança produzirá uma releitura de quadros do pintor Ivan Cruz para serem expostos na sala e serem apreciados por todos da sala.
Por fim, confecção de um livrinho com a coletâneas de algumas atividades realizadas durante a execução da sequência didática.


ANEXO DE FOTOS

01- IMAGENS DE ALGUMAS DA OBRAS DE IVAN CRUZ













ANEXO 2- REGISTRO DE ALGUMAS DAS ATIVIDADES















ANEXO 03 - LIVRINHO














sábado, 6 de fevereiro de 2016

DICAS DE ECONOMIZAR ÁGUA

OLÁ!!!
TRABALHEI COM MEUS ALUNOS DE 1ºANO, ALGUMAS DICAS DE COMO ECONOMIZAR A ÁGUA, DE UMA MANEIRA BEM DIFERENTE ATRAVÉS DE "FOTO NOVELA", ONDE ELES DRAMATIZAVAM  TANTO AS MANEIRAS ERRADAS DO USO DA ÁGUA QUANTO AS MANEIRAS CORRETAS. E  EM SEGUIDA FOTOGRAFA E ELE CRIAVAM OS BALÕES DE FALA!
ALÉM DISSO USEI ATIVIDADES  ESCRITAS.

























Agua

ÁGUA1

ÁGUA 8

Tipos de Moradia

Atividades sobre os tipos de moradia!
1ºano










Minha lista de blogs